Projeto de curso

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO
LATO SENSU
GESTÃO EMPRESARIAL

Ensino a Distância – EAD
(Resolução CES/CNE/MEC nº 01/2018)
CURSO CADASTRADO NO MEC EM 28/08/2007 E REVISADO EM 14/01/2019
Os cursos de pós graduação à distância são disciplinados pelo Decreto nº 9057/17

OBJETIVOS GERAIS

Tem por objetivo formar e capacitar profissionais para atuarem na Área de Gestão Empresarial, através da adoção de conceitos da Gestão de empresas e de Negócios, utilizando as ferramentas de vanguarda, aliadas a conhecimentos básicos essenciais. Isso tem gerado vantagem competitiva do profissional perante o mercado de trabalho.

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

O Curso está estruturado com 14 (quatorze) módulos, 56 (cinquenta e seis) disciplinas totalizando 560 horas/aulas.

GESTÃO EMPRESARIAL – EAD
DISCIPLINAS UNIDADES DE APRENDISAGENS OBJETIVOS H/A
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
MÉTODOS CIENTÍFICOS - Identificar as fases do método científico
- Reconhecer o método científico como construtor de conhecimento científico
- Diferenciar o método científico dos demais métodos existentes
10
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - Definir os princípios da administração e a sua relação com os gestores;
- Explicaras funções da administração;
- Diferenciar eficiência de eficácia.
10
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - Definir a importância da produção em massa, desde o seu surgimento até os dias de hoje;
- Identificar quais são as principais características do método científico de produção;
- Relacionar as decorrências da implantação do método científico de produção com o desenvolvimento econômico das empresas que o adotaram.
10
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - APO - Identificar os principais elementos que caracterizam a administração por objetivo; - Criticar os avanços e as limitações da administração por objetivo para a gestão empresarial;
- Relacionar a administração por objetivo com as novas tendências da administração moderna.
10
GESTÃO EMPRESARIAL
O EMPREENDEDORISMO -Identificar as características do perfil empreendedor;
-Analisar as oportunidades que um indivíduo empreendedor possui com o mercado econômico;
-Comparar as atitudes empreendedoras versus as não empreendedoras.
10
PROCESSO DE GESTÃO - Descrever os processos de gestão e sua importância dentro da empresa;
- Reconhecer modelos adotados pelo sistema de gestão;
- Definir os estilos adotados no sistema de gestão.
10
MODELOS DE GESTÃO I - Identificar os precursores da administração científica;
- Diferenciar as perspectivas das teorias clássicas, neoclássicas e relações humanas;
- Reconhecer o modelo de gestão empregado nas organizações.
10
MODELOS DE GESTÃO II - Identificar como os modelos de gestão inovativos são aplicados nas organizações;
- Diferenciar as características da teoria dos sistemas e da teoria sociotécnica;
- Relacionar a teoria sociotécnica e a teoria da contingência.
10
GESTÃO DE PESSOAS
ADMINISTRANDO PESSOAS - Conceituar a importância da administração de pessoas em uma empresa;
- Identificar as principais características de uma administração de pessoal eficaz;
- Demonstrar os segmentos da administração de pessoas.
10
ADMINISTRAÇÃO DA REMUNERAÇÃO - Identificar os principais tipos de sistemas de remuneração;
- Analisar o funcionamento dos sistemas de remuneração;
- Diferenciar as práticas de gestão da remuneração no ambiente empresarial
10
REMUNERAÇÃO, DESEMPENHO E COMPETÊNCIAS - Identificar as principais diferenças entre remuneração por desempenho e por competências;
- Diferenciar as práticas de gestão da remuneração no ambiente empresarial;
- Analisar o funcionamento dos sistemas de remuneração.
10
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS - Reconhecer a importância da elaboração de um plano de cargos e salários;
- Identificar de forma clara os ganhos dos colaboradores e da empresa com a utilização dessa prática;
- Analisar os pontos essenciais do plano de cargos e salários: contratação assertiva e manutenção da satisfação dos colaboradores dentro da organização.
10
PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIOS PARTE 01 - Reconhecer o que é plano de negócios;
- Definir a importância do plano de negócios para a organização;
- Explicar os passos para a construção do plano de negócios.
10
PLANO DE NEGÓCIOS PARTE 02 - Identificar a utilização do plano de negócios no dia a dia da empresa;
- Demonstrar a importância do plano de negócios para a organização;
- Justificar os benefícios do uso do plano de negócios.
10
CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS EMPRESARIAIS - Reconhecer os conceitos que definem os jogos de empresas;
- Definir os elementos constitutivos dos jogos de empresas;
- Identificar as características dos jogos de empresas.
10
FORMAS DE ENTRADAS: FUSÕES, FRANQUIAS E TERCEIRIZAÇÕES - Identificar os principais desafios da liderança em meio a um processo de fusão;
- Listar as principais vantagens e desafios do sistemas de franquias;
- Relacionar a terceirização com as estratégias da empresa.
10
GESTÃO FINANCEIRA
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - Apresentar a administração financeira e suas áreas de atuação;
- Identificar as atribuições do administrador financeiro;
- Identificar as principais funções dos administradores financeiros de uma empresa ou organização.
10
ADMINISTRANDO FINANÇAS E RISCOS - Definir processos que predominam a administração de riscos;
- Comparar situações e necessidades presentes que venham a contribuir no desenvolvimento ou não da organização;
- Aplicar noções de finanças;
10
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO I - Reconhecer os princípios da avaliação do desempenho financeiro;
- Relacionar as decisões operacionais com seus respectivos impactos no resultado financeiro;
- Identificar os componentes do ROE (return on equity), um dos principais índices para avaliar o desempenho financeiro de qualquer empresa.
10
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO II - Diferenciar as limitações do ROE;
- Comparar as alternativas de avaliação do ROE;
- Identificar quando utilizar o ROE “puro” e quando realizar ajustes.
10
GESTÃO DE MARKETING
INTRODUÇÃO AO MARKETING - Construir a linha do tempo do marketing;
- Identificar o surgimento do marketing na sociedade;
- Relacionar os elementos produção, venda e clientes, dentro do ambiente de marketing.
10
MARKETING INTEGRADO E MODELOS DE NEGÓCIO - Escrever sobre as tendências e mudanças do mercado;
- Construir planos de marketing;
- Diferenciar os planos de negócio de acordo com os interesses da empresa.
10
QUALIDADE DOS SERVIÇOS - Identificar o conceito de qualidade dos serviços e sua posição estratégica
- Listar as lacunas que compreendem a qualidade de serviços
- Reconhecer a qualidade dos serviços como norteador para resultados estratégicos
10
A VENDA INTEGRADA AO SISTEMA DE MARKETING - Criar o mix de marketing de uma empresa e identificar quais são seus quatro elementos essenciais;
- Posicionar o sistema de vendas a partir da estratégia de marketing, identificando e diferenciando influências internas e externas;
- Reconhecer a importância dos canais de marketing.
10
GESTÃO DE VENDAS
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS - Reconhecer a importância de um plano de venda;
- Explicar as etapas de elaboração de um plano de vendas;
- Identificar ferramentas para a elaboração do planejamento de vendas.
10
PLANEJAMENTO DE VENDAS - Reconhecer a importância de um plano de vendas;
- Explicar as etapas de elaboração de um plano de vendas;
- Identificar ferramentas para a elaboração do planejamento de vendas.
10
ORÇAMENTO DE VENDAS - Identificar o mercado de atuação em relação ao que está sendo comercializado;
- Explicar a relevância do orçamento de vendas na organização e suas finalidades perante o mercado;
- Analisar as expectativas em relação às vendas com o intuito de realizar uma projeção futura de faturamento.
10
PLANOS ESTRATÉGICOS DE VENDAS - Relacionar os passos para a elaboração de um plano estratégico de vendas;
- Apresentar as características importantes da empresas e dos vendedores para alcançar as vendas;
- Indicar os métodos para fazer uma previsão de vendas.
10
GESTÃO DA PRODUÇÃO
CONCEITO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Objetivos:
- Identificar o conceito geral de administração da produção;
- Relacionar a Função Produção com a prática da administração;
- Analisar as fases do sistema de produção e operações.
10
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - Identificar os conceitos de organização, sistemas e métodos;
Reconhecer a relação entre os conceitos;
- Analisar situações que envolvam os conceitos com uma visão sistêmica.
10
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - Definir aspectos da qualidade no ambiente corporativo;
- Identificar características presentes no meio organizacional quanto à qualidade e à produtividade;
- Verificar aspectos do meio que influenciem positiva ou negativamente quanto ao resultado final de qualidade e de produtividade.
10
PLANEJAMENTO E CONTROLE E CAPACIDADE PRODUTIVA - Expressar os aspectos relevantes na definição e no planejamento da capacidade produtiva das empresas;
- Identificar os mecanismos de controle da capacidade produtiva das empresas;
- Resolver problemas relacionados à capacidade produtiva das empresas.
10
LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO
LOGÍSTICA I - Reconhecer a importância da logística empresarial para as diversas organizações na atualidade;
- Demonstrar a proposição de valor da logística;
- Identificar os componentes essências para o funcionamento da logística empresarial.
10
LOGÍSTICA II - Discutir as principais operações logísticas, os objetivos da integração logística e seus impactos nas organizações;
- Identificar os arranjos operacionais logísticos e em que situações são mais adequados;
- Analisar as estruturas flexíveis na logística e a sincronização da cadeia de suprimentos.
10
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - Identificar os principais canais de distribuição existentes no mercado;
- Diferenciar os canais de distribuição quanto à sua usabilidade;
- Escrever sobre os conflitos e tendências desses canais.
10
IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES - Identificar as práticas de importação e exportação no mercado;
- Contextualizar as características do mercado de importação e exportação;
- Diferenciar as relações geradas entre as empresas nas práticas de importação e exportação.
10
GESTÃO DA QUALIDADE
O CONCEITO DE QUALIDADE - Comparar o conceito de qualidade do início do século XX com o conceito do século XXI;
- Identificar a evolução do conceito de qualidade ao longo dos anos;
- Diferenciar o entendimento sobre qualidade utilizado antigamente e o conceito de qualidade utilizado atualmente.
10
7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE - Utilizar as ferramentas da qualidade para identificar e resolver problemas de qualidade;
- Selecionar a ferramenta da qualidade adequada de acordo com a situação a ser trabalhada;
- Compreender como as ferramentas da qualidade podem ser uteis para elevar os padrão de qualidade de uma organização.
10
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE E O MODELO JAPONÊS - Reconhecer a evolução da busca pela qualidade nas organizações;
- Identificar os princípios da qualidade total;
- Relacionar a administração da qualidade com o modelo japonês de gestão.
10
ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE NO BRASIL E NO MUNDO - Relacionar os organismos existentes no Brasil;
- Â Identificar os organismos de qualidade existentes em outros países;
- Reconhecer a importância dos organismos de qualidade na melhoria contínua.
10
TOPICOS DE GESTÃO DA COMPETÊNCIA
GESTÃO E COMPETITIVIDADE I - Reconhecer a importância da gestão em um ambiente competitivo;
- Identificar as principais funções de um gestor eficiente e eficaz;
- Analisar as fontes de vantagem competitiva de um negócio.
10
GESTÃO E COMPETITIVIDADE II - Identificar os principais fatores do processo decisório;
- Descrever as principais etapas que compõem o processo decisório;
- Reconhecer o papel da tomada de decisão gerencial na criação de uma organização competitiva.
10
ADMINISTRAÇÃO DO CRESCIMENTO I - Identificar os riscos que as empresas com crescimento acelerado têm;
- Comparar os riscos de crescimento acelerado com os riscos de crescimento lento;
- Diferenciar as medidas que as empresas devem tomar em cada um dos casos (crescimento acelerado ou crescimento lento).
10
ADMINISTRAÇÃO DO CRESCIMENTO II - Identificar quando o crescimento efetivo supera o sustentável e vice-versa;
- Apontar os fatores empresariais que influenciam o crescimento efetivo;
- Diferenciar as medidas a tomar, no curto e no longo prazo em que o crescimento efetivo supera o sustentável.
10
MATEMÁTICA FINANCEIRA
INVESTIMENTOS, ESTRATÉGIA E LUCROS ECONÔMICOS - Reconhecer os conceitos de ativos financeiros e oportunidades de investimento;
- Analisar a estratégia corporativa com foco no desempenho financeiro;
- Distinguir a sustentabilidade financeira corporativa.
10
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS I - Explicar os principais conceitos da análise de investimentos;
- Identificar os princípios e limites da análise de investimentos;
- Distinguir os conceitos básicos da análise de investimentos.
10
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS II - Reconhecer os dois enfoques básicos para a decisão de orçamento de capital;
- Distinguir as principais técnicas de análise de investimentos;
- Avaliar a aplicação das principais técnicas de análise de investimentos nas empresas.
10
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS III - Reconhecer e aplicar o payback corrigido na análise de investimentos;
- Identificar e aplicar o índice de lucratividade na análise de investimentos;
- Reconhecer e aplicar valor anual equivalente na análise de investimentos.
10
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
HABILIDADES DE LIDERANÇA - Construir o conceito de liderança;
- Listar e aplicar os princípios básicos de liderança;
- Desenvolver habilidades de liderança para futuras oportunidades de carreira
10
DINÂMICA DE EQUIPE - Explicar o que é equipe e o que é grupo;
- Analisar as contribuições das equipes;
- Identificar tipos de equipe: autodirigida e virtual.
10
CONFLITO NO TRABALHO - Explicar o que é conflito;
- Analisar vantagens e desvantagens do conflito;
- Identificar as principais fontes de conflito.
10
GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Identificar o conceito de mudança organizacional e suas etapas;
- Analisar as abordagens de gestão da mudança organizacional
- Reconhecer os principais agentes de mudança e as resistências a mudanças.
10
TOTAL DE HORAS AULA 448


MÓDULO OPCIONAL
DISCIPLINAS UNIDADES DE APRENDISAGENS OBJETIVOS H/A
DIDÁTICA E METODOS CIENTIFICOS

DIDÁTICA: UMA PRÁTICA ORGANIZADA

- Conceituar a didática
- Relacionar a didática com as estratégias de ensino
- Estabelecer relação entre a didática e o processo de socialização

10

METODOLOGIA: DIFERENTES OPÇÕES DIDÁTICAS

- Definir o que é a metodologia no trabalho docente.
- Apontar diferentes opções metodológicas que podem ser adotadas no processo de ensino-aprendizagem.
- Relacionar a metodologia com o uso de diferentes recursos materiais.

10

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

- Descrever como os alunos processam o aprendizado
- Discutir as etapas dos processos de aprendizagem
- Explicar o ciclo dinâmico da aprendizagem

10

SELEÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

01 fotos 3x4; Cópia do Diploma de Curso Superior, Cópia do CPF, Cópia do RG e Cópia do Comprovante de Residência. (Todos as Copias desses documentos deverão obrigatoriamente serem digitalizadas, assinadas pelo candidatos conforme assinatura do RG e enviadas para a FIC pelo correio eletrônico, pelo sistema ou pelo portal www.ficunifal.edu.br).

DADOS DA INTITUIÇÃO DE ENSINO

MANTENEDORA:
Nome: União de Faculdades de Alagoas Ltda. - UNIFAL
Dirigentes: Sergio TR Costa e Rosário F. Costa.
Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá, Maceió/AL. CEP: 57.022-140
Fone e Fax: (82) 3326 8069 - E-mail: unifal@ficunifal.edu.br

MANTIDA:
Nome: Faculdade Figueiredo Costa - FIC
Dirigentes: Sergio TR. Costa e Rosário F. Costa
Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá, Maceió/AL. CEP: 57.022-140
Fone e Fax: (82) 3326-8069 - E-mail: fic@ficunifal.edu.br

EXPEDIÇÃO DO CERTIFICADO

O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão empresarial é certificado pela FACULDADE FIGUEIREDO COSTA – FIC, mantida pela UNIFAL.

A FIC é CREDENCIADA PARA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS PELA PORTARIA MEC 289/16 (RECREDENCIADA) e CREDENCIADA PARA CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA PELA PORTARIA MEC 90/18 (CREDENCIADA EAD). Os certificados expedidos pela FIC tem garantia de validade em todo território brasileiro.

INVESTIMENTO

O investimento varia conforme o prazo que o aluno se predispõe a concluir o curso, ou seja o aluno escolhe um plano e paga a taxa de matricula e a quantidade de meses em que pretende concluir o curso, conforme tabela abaixo:

PLANOS TEMPO DE CONCLUSÃO
EM MESES
TAXA DE MATRÍCULA
EM R$
PARCELAS MENSAIS
EM R$
TOTAL DO INVESTIMENTO
EM R$
PLANO 1 6 - A VISTA 2.250,00
PLANO 2 6 1 x 336,00 6 x 336,00 2.352,00
PLANO 3 8 1 x 275,33 8 x 275,33 2.478,00
PLANO 4 10 1 x 240,54 10 x 240,54 2.646,00
PLANO 5 12 1 x 219,69 12 x 219,69 2.856,00
PLANO 6 14 1 x 206,66 14 x 206.66 3.100,00

OBS: Caso o aluno conclua o curso em prazo superior ao escolhido no contrato, para ter direito ao certificado terá que pagar a diferença do investimento referente ao plano em que concluiu.

PRAZO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Mínimo de 6 (seis) meses e máximo de 14 (quatorze) meses.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Educação a distância – EAD

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E TUTORES

E-mail: fic@unifal.edu.br

A Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC é a responsável pela Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso e sua permanente atualização, devendo promover as reuniões periódicas do colegiado objetivando desenvolver e implantar o presente projeto e as atividades do mesmo. É também responsável pelo gerenciamento do curso e da integração docente e discente, com objetivo de garantir o pleno sucesso na execução deste projeto pedagógico.

OBS: “Os professores são de exclusiva responsabilidade da Coordenação Acadêmica e poderão, a qualquer tempo, serem substituídos, a critério exclusivo da mesma, por razões administrativo-pedagógicas, por outros de equivalente titulação e/ou capacidade profissional”

METODOLOGIA

A concepção metodológica do Curso baseia-se nos ideais de autonomia e protagonismo no Ensino a Distância. O curso prevê a realização de 14 módulos com duração de quatro semanas cada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIC. Teremos 14 (quatorze) módulos disciplinares curricular, com 4 (quatro) Unidades de Aprendizagem de 10h, cada.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, as eventuais provas, serão realizadas presencialmente nos polos de apoio presencial do Curso.

Para conhecer os polos de apoio presencial da FIC visite a página ficunifal.edu.br.

Farão jus aos certificados apenas os alunos que concluírem com sucesso todas as disciplinas modulares e obtiverem nota igual ou superior a 5,0 pontos.

TECNOLOGIA

A ferramenta fundamental, embora não a única, para o desenvolvimento dos processos educativos será o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIC, onde serão realizadas periodicamente as aulas com veiculação pela internet; ambientes virtuais de discussão; biblioteca virtual e informações sobre as disciplinas e avaliações.

A organização deste espaço virtual será uma parceria do Curso com a Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC e com empresas especialista terceirizadas, para elaboração e distribuição dos materiais audiovisuais.

Outra importante ferramenta indispensável que é amplamente utilizada é o site da Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, onde são publicados as vídeos aulas e os textos no formato eletrônico de livros. Os livros didáticos podem ser acessados e impressos, nas bibliotecas virtuais, fazendo com que os alunos do Curso tenham a oportunidade de acessar os mais recentes resultados de autores nacionais e estrangeiros.

INFRAESTRUTURA FÍSICA

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, que já consta com estrutura física no polo do campus sede, onde funcionam a secretaria, a coordenação do curso, coordenação de tutoria e o colegiado do curso.

Estes espaços possuem os laboratórios de informática, sala de para web conferências, secretaria onde atuarão os professores do curso e demais colaboradores.

Além disso, os Polos de Apoio Presencial devem contar com acervo bibliográfico na área de conhecimento do curso, que poderá ser utilizado tanto para consulta local, como também empréstimos, de acordo com as normas de cada polo. Ainda possuem laboratórios de informática com computadores e equipados para as avaliações on line e acesso às bibliografias e periódicos eletrônicos, também deverá contar com recursos tecnológicos para realização de webs conferências.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá considerar: 30% do valor da média mensal será conquistado nos trabalhos virtuais como: questionários das UAs realizados; a participação em Fóruns de Discussão online; a participação em web aulas; a participação nos Chats; a auto avaliação de cada aluno, quando exigida pela Coordenação e os 70% da restante da média mensal, será conquistado nas provas presenciais, nas participações de cada módulo curricular e no TCC e nos encontros presenciais, quando solicitado pela Coordenação.

Deste modo, no tocante aos desempenhos, considera-se APROVADO o aluno que apresenta desempenho considerado satisfatório em todos os quesitos acima mencionados, e aprovados pela Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, considera-se media mínima: 5 (cinco); EM RECUPERAÇÃO o aluno que apresenta desempenho considerado insuficiente em até 4 (quatro) disciplinas e com requerimento de justificativa do mau desempenho, analisada e aprovada pelo colegiado do curso, poderá MATRICULAR-SE NAS DISCIPLINAS reprovadas e completar o curso e REPROVADO o aluno que não foi aprovado durante o curso em 5 (cinco) ou mais de 5 (cinco) disciplinas, perde as condições de realizar as recuperações e está totalmente reprovado e para concluir o curso deverá realizar nova MATRICULA NO CURSO e pagar as disciplinas reprovadas.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

O aluno deverá ter 75% de frequência obrigatória nas UAs de cada disciplina do curso.

Considerando a modalidade à distância, a frequência do aluno será verificada a partir dos acessos realizados nas web aulas nas UAs.

Para cada disciplina (módulo curricular mensal) haverão 04 UAs, onde o acesso e participação nos questionários são obrigatórias. Neste caso, o aluno poderá ausentar-se de apenas uma UA. O aluno deve ser ciente de que não frequentando uma UA, poderá enfraquecer a sua média final.

Da mesma forma, haverá um encontros presenciais, quando serão debatidos os temas abordados nos materiais didáticos; ministradas palestras e/ou aulas práticas; efetuada a avaliação de aprendizagem; e a defesa do trabalho de conclusão, quando cada uma dessas atividades estiverem prevista em cronograma.

O comparecimento aos encontros presenciais quando exigido pela coordenação do curso é obrigatório.

Faltando a um encontro presencial, a critério da coordenação do Curso, o aluno poderá participar de um próximo encontro, respeitando o prazo máximo de conclusão do Curso. Não será permitido ao participante faltar a mais de dois encontros presenciais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ARAÚJO, L.C.G. Organização e métodos: integrando comportamento, estrutura, tecnologia e estratégia. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1994.
ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. 12.ed.São Paulo: Atlas, 2014.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F.G. Fundamentos de administração financeira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2014.
BIO, S. R. Sistemas de informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1985.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Matemática Financeira com HP 12C e Excel. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
CARDOSO, R.L. Orçamento empresarial: aprender fazendo. 2.ed. SãoPaulo: Atlas, 2014.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, I. Introdução á teoria geral da administração. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2011. KWASNICKA, E.L. Teoria geral da administração: uma síntese. 3ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2009.
CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
DIAS, M. A. Administração de materiais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
FARIA, W. Teorias de Ensino e Planejamento Pedagógico. São Paulo: EPU, 1987.
FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
GIL, A.C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2014.
GITMAN, L.J. Princípios de administração financeira. 7.ed. São Paulo: Harbra, 1997.
GRAMIGNA, M.R. Jogos de empresa e técnicas vivenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008
HAZZAN, S.; POMPEBERGAMINI, C.W. Psicologia aplicada á administração: psicologia do comportamento organizacional. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1982.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. 35ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KEELING, R. Gestão de projetos: uma abordagem global. São Paulo: Saraiva, 2006.
KELLER, K.L. Administração de marketing. 14.ed. São Paulo: Pearson, 2013.
KELLER, K.L. Motivação nas organizações. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, A.L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2014.
LEITHOLD, L. Matemática aplicada à economia e administração. São Paulo: Harbra, 1988.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000.
MAXIMINIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2012.
MELLAGI FILHO, A.; ISHIKAWA, S. Mercado financeiro e de capitais. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MENEZES, L.C.M. Gestão de projetos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
O, J. N. Matemática financeira. 4 ed. São Paulo: Atual, 1998.
O’BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2001.
OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias, práticas. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 20.ed. São Paulo: Atlas, 2011
PORTER, M.E. Competição oncompetition: estratégias competitivas essenciais. 3.ed. Rio de Janeiro:: Campus, 1999.
ROGANTE, S. Mercado financeiro brasileiro: mudanças esperadas para adaptação a um ambiente de taxas de juros declinantes. São Paulo: Atlas, 2009.
SANVICENTE, A.Z.; SANTOS, C.C. Orçamento na administração de empresas: planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 2000.
SAVIANI, J. R. O analista de negócios e da informação: O perfil moderno de um profissional que utiliza a informática para alavancar os negócios empresariais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
SENGE, P.M. A quinta disciplina. 25.ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009.
SILVA, S.M.; SILVA, E.M.; SILVA, E.M. Matemática para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.v.1
SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2.ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.
SPECTOR, P.E. Psicologia nas organizações. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
VERAS, L.L. Matemática aplicada à economia. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
WELSCH, G.A. Orçamento empresarial. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
WOILER, S.; MATHIAS, W.F. Projetos: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1996.
WRIGHT, P.; KROLL, M.M.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atas, 2007.

Biblioteca digital da FIC: E-BookFIC, no portal www.ficunifal.edu.br
Biblioteca digital: PEARSON BIBLIOTECA VIRTUAL, no portal www.ficunifal.edu.br
Biblioteca pública: MEC: www.periodicos.capes.gov.br

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

A partir de uma pesquisa científica, o estudante deverá elaborar um artigo, individualmente, sobre um Modulo Disciplinar Curricular do curso.

Orientação e acompanhamento do estudante:

A orientação e o acompanhamento e a aprovação do TCC é feita pela Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC. A orientação e o acompanhamento do estudante serão efetuados por meio do EVA da FIC, em sala virtual, especificamente estruturada para tal finalidade. O trabalho de orientação terá como suporte uma sistematização previamente elaborada e disponibilizada na sala virtual, onde orientador e estudante terão possibilidade de acompanhamento, orientação e contatos relativos ao processo de elaboração do TCC.

A defesa individual do TCC é o momento em que o estudante será inquirido pela Coordenação sobre o conteúdo do seu trabalho. É uma atividade obrigatória que ocorre com data e hora marcadas previamente.

É considerado aprovado no TCC o aluno com média final igual ou superior a 5,0 (cinco).