Projeto de curso

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO
LATO SENSU
AUDITORIA CONTÁBIL

Ensino a Distância – EAD
(Resolução CES/CNE/MEC nº 01/2018)
CURSO CADASTRADO NO MEC EM 27/08/2007 E REVISADO EM 15/01/2019
Os cursos de pós graduação à distância são disciplinados pelo Decreto nº 9057/17

OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar reflexões sobre as principais transformações ocorridas nas normas contábeis e na relação com o mercado de trabalho e a sua necessidade de reorganização, através do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas e gerenciais essenciais para enfrentar e se adequar aos novos desafios empresariais para a profissão contábil.

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

O Curso está estruturado com 14 (quatorze) módulos disciplinares curriculares, com 50 (cinquenta) UAs de 10h/a cada, totalizando 500 horas/aulas.

AUDITORIA CONTÁBIL – EAD
DISCIPLINAS UNIDADES DE APRENDISAGENS OBJETIVOS H/A
INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
MÉTODOS CIENTÍFICOS - Identificar as fases do método científico
- Reconhecer o método científico como construtor de conhecimento científico
- Diferenciar o método científico dos demais métodos existentes
10
CAMPO DE APLICAÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVOS DA CONTABILIDADE - Identificar claramente a finalidade da Contabilidade nas suas funções administrativa e econômica
- Reconhecer o seu campo de atuação, o patrimônio
- Explicar os seus objetivos de "Controle e Planejamento"
10
TÉCNICAS CONTÁBEIS E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE - Identificar os princípios contábeis
- Analisar as técnicas contábeis
- Utilizar as técnicas contábeis
10
DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E COMPONENTES PATRIMONIAIS - Determinar a situação Líquida Patrimonial
- Definir os componentes Patrimoniais
- Distinguir situação patrimonial superavitária, deficitária e nula
10
INTRODUÇÃO A AUDITORIA CONTÁBIL
ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ESTADOS PATRIMONIAIS - Diferenciar atos e fatos administrativos
- Reconhecer os fatos administrativos permutativos, modificativos e mistos
- Representar graficamente os estados patrimoniais
10
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DAS AUDITORIAS - Reconhecer a origem e evolução da auditoria - Listar os principais objetivos da auditoria
- Identificar as principais áreas de atuação da auditoria
10
CONCEITOS RELACIONADOS À AUDITORIA - Diferenciar auditoria interna de auditoria externa
- Reconhecer o papel da auditoria interna dentro das empresas
- Listar as principais ferramentas tecnológicas utilizadas pela auditoria interna
10
TIPOS DE AUDITORIAS - Escrever sobre as características de auditorias operacionais
- Reconhecer as características de controles internos
- Explicar as características de auditorias de gestão
10
DIFERENÇAS, CONCEITOS, NORMAS E OBJETIVOS DA AUDITORIA
PERÍCIA E AUDITORIA - Diferenciar auditoria de perícia
- Utilizar e aplicar os conceitos utilizados pela perícia
- Identificar a necessidade de realizar auditorias internas e externas
10
ORIGEM, PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DA AUDITORIA - Reconhecer a origem e o processo de evolução da auditoria
- Indicar as técnicas de auditoria utilizadas pelo auditor
- Identificar o cenário que motivou o surgimento da auditoria interna e externa
10
ESTRUTURA CONCEITUAL DA AUDITORIA: CONCEITOS E NORMAS - Definir os conceitos de auditoria
- Explicar a sua estrutura
- Identificar a diferença entre auditoria e perícia contábil
10
OBJETIVOS E PROCEDIMENTOS DA AUDITORIA - Identificar os objetivos da auditoria
- Descrever as vantagens da auditoria
- Relacionar os procedimentos da auditoria e os cuidados ao contratar uma auditoria
10
FORMAS, RELAÇÕES E PRINCÍPIO DA AUDITORIA
FORMAS DE AUDITORIA - EXTENSÃO DO TRABALHO E PROFUNDIDADE DOS EXAMES - Identificar as formas de auditoria
- Descrever a extensão do trabalho
- Citar a profundidade dos exames e dos testes de auditoria
10
AS RELAÇÕES DO AUDITOR COM A ENTIDADE AUDITORA - Descrever o perfil do auditor e a sua conduta
- Citar as formas de registros como auditor
- Descrever a carreira profissional de auditor
10
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE: NATUREZA E FONTES/CONCEITOS E TERMINOLOGIA CONTÁBEIS - Identificar os conceitos, as terminologias, os princípios fundamentais e as funções da Contabilidade
- Reconhecer os principais usuários da Contabilidade e sua importância
- Aplicar as técnicas de qualidade nas informações das demonstrações contábeis
10
EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS - Identificar a legislação que regulamenta a contabilização dos empréstimos
- Reconhecer os custos de empréstimos e sua contabilização
- Indicar os procedimentos fundamentais realizados pela auditoria
10
CENÁRIO, METODOLOGIA E ETAPAS DA AUDITORIA
AS PERSPECTIVAS E O CENÁRIO DA AUDITORIA - Identificar casos em que o auditor desenvolve seu trabalho
- Definir os cenários existentes dentro da tendência de auditoria
- Reconhecer a importância de revisar as normas de auditoria independentes.
10
METODOLOGIA DE AUDITORIA - Criar o plano de auditoria
- Elaborar escopo e amostragem
- Identificar os riscos das principais áreas das empresas e os controles suscetíveis a erros e fraudes
10
ETAPAS DA AUDITORIA - Analisar os principais riscos e controles internos aplicáveis
- Elaborar papéis de trabalho
- Realizar testes nas principais áreas da empresa
10
CONTROLE INTERNO NA AUDITORIA
CONTROLE INTERNO: DEFINIÇÃO E CATEGORIAS DE CONTROLE - Definir os procedimentos dos controles internos
- Classificar suas categorias
- Identificar suas funções dentro do processo administrativo
10
RELEVÂNCIA DA QUALIDADE DOS CONTROLES INTERNOS - Definir os controles internos
- Classificar suas categorias e seus princípios fundamentais
- Identificar suas funções dentro do processo administrativo
10
LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS - Descrever as formas de se fazer uma avaliação de controle interno
- Elaborar um questionário de avaliação
- Citar as etapas da avaliação de sistemas de controle interno
10
PLANEJAMENTO, PAPÉIS DE TRABALHO DA AUDITORIA
CONCEITO, OBJETIVO E PLANEJAMENTO DOS TRABALHOS DE AUDITORIA - Citar os objetivos do planejamento de auditoria
- Descrever as condições para se fazer o planejamento de auditoria
- Elaborar um planejamento de auditoria e um cronograma
10
FINALIDADE E DESCRIÇÃO DOS PAPÉIS DE TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO - Citar a finalidade dos papéis de trabalho na organização
- Descrever os pontos essenciais dos papéis de trabalho
- Diferenciar os tipos de papéis de trabalho
10
FORMA E CONTEÚDO DOS PAPÉIS DE TRABALHO - Descrever as formas dos papéis de trabalho
- Citar o conteúdo dos papéis de trabalho
- Referenciar os papéis de trabalho
10
CONTABILIDADE CRIATIVA E AUDITORIA - Interpretar conceitos e definições relacionados à prática da contabilidade criativa
- Demonstrar os elementos positivos e negativos da contabilidade criativa
- Citar as práticas de contabilidade criativa
10
AUDITORIA DO DISPONIVEL, CONTAS A RECEBER E VENDAS
AUDITORIA DO DISPONÍVEL - Identificar os itens que compõem o disponível
- Reconhecer a utilização de normas e procedimentos de contabilidade e os métodos de avaliação
- Definir os procedimentos que podem ser utilizados durante a aplicação dos trabalhos de auditoria
10
AUDITORIA DAS CONTAS A RECEBER E VENDAS - Identificar as características dos controles internos de contas a receber
- Reconhecer os métodos e procedimentos contábeis utilizados na auditoria das contas a receber
- Verificar as possibilidades de fraudes às quais as contas a receber estão expostas
10
RESULTADOS DE UMA AUDITORIA - Diferenciar relatórios de auditoria interna e externa
- Elaborar relatórios de auditoria e carta de controles internos
- Listar os principais benefícios gerados a partir de uma auditoria
10
AUDITORIA DOS ESTOQUES E INVENTÁRIO FÍSICO - Identificar a existência e a importância do controle de estoques
- Reconhecer os custos que envolvem os estoques e os lançamentos de ajustes a valor de mercado
- Verificar a evidenciação do estoque nas demonstrações financeiras
10
ANÁLISE E AUDITORIA DE INVESTIMENTOS
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS I - Explicar os principais conceitos da análise de investimentos
- Identificar os princípios e limites da análise de investimentos
- Distinguir os conceitos básicos da análise de investimentos
10
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS II - Reconhecer os dois enfoques básicos para a decisão de orçamento de capital
- Distinguir as principais técnicas de análise de investimentos
- Avaliar a aplicação das principais técnicas de análise de investimentos nas empresas
10
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS III - Reconhecer e aplicar o payback corrigido na análise de investimentos
- Identificar e aplicar o índice de lucratividade na análise de investimentos
- Reconhecer e aplicar valor anual equivalente na análise de investimentos
10
AUDITORIA DOS INVESTIMENTOS - Analisar a avaliação dos investimentos pelo método de equivalência patrimonial
- Distinguir as espécies de aplicações existentes e suas mutações
- Indicar as normas e os procedimentos contábeis adotados para os investimentos
10
AUDITORIA NO IMOBILIZADO, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO, EXAUSTÃO E C. M. DO BALANÇO
AUDITORIA DE IMOBILIZADO - Definir os métodos adotados pela auditoria na realização dos trabalhos no imobilizado
- Identificar normas e procedimentos contábeis na auditoria de imobilizado
- Reconhecer o processo de mensuração de custo do imobilizado
10
A AUDITORIA NOS MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO - Identificar a diferença entre depreciação, amortização e exaustão
- Reconhecer os critérios para o cálculo de depreciação e baixa de imobilizado, ou seja, se estes foram executados adequadamente, e sua contabilização
- Indicar os procedimentos adotados na realização da auditoria no imobilizado, com foco na depreciação, amortização e exaustão
10
CORREÇÃO MONETÁRIA DO BALANÇO - Reconhecer as possibilidades de aplicação da correção monetária
- Analisar os impactos ocasionados com o término da obrigatoriedade da aplicação da correção monetária de balanço
- Identificar os procedimentos de auditoria utilizados para verificar a aplicação da correção monetária do balanço
10
AUDITORIA DO PASSIVO, MÉTODOS DE CONFIRMAÇÃO
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PASSIVO (EXIGIBILIDADES) Explicar a definição de passivo.
Demonstrar os critérios de avaliação de passivo.
Analisar as características do passivo.
10
AUDITORIA DO PASSIVO CIRCULANTE E EXIGÍVEL A LONGO PRAZO - Identificar as contas passivas e sua contabilização, sujeitas ao processo de auditoria
- Reconhecer as normas e os processos contábeis que abrangem os dois subgrupos do passivo
- Verificar a melhor estimativa no processo de mensuração
10
TESTES DE AUDITORIA, EVENTOS E MÉTODOS DE CONFIRMAÇÃO - Reconhecer os testes de auditoria e sua aplicabilidade nas contas passivas
- Identificar os métodos utilizados para o reconhecimento contábil dos eventos subsequentes
- Analisar os procedimentos de auditoria aplicados nas contas do passivo circulante e do passivo não circulante
10
PATRIMÔNIO LÍQUIDO, RELATÓRIOS E PARECERES DE AUDITORIA  
AUDITORIA DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Analisar as contas constantes no patrimônio líquido da entidade, a fim de observar as transações ocorridas no período auditado
- Identificar as normas e os métodos contábeis adotados na auditoria de patrimônio líquido
- Indicar a contabilização de contas constantes no patrimônio líquido
10
ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA NO PATRIMÔNIO LÍQUIDO - Identificar os métodos que podem ser utilizados pela empresa para o controle interno
- Analisar se os saldos das contas do patrimônio líquido são demonstrados em conformidade com as práticas contábeis brasileiras
- Avaliar os procedimentos utilizados na auditoria do patrimônio líquido
10
RELATÓRIOS E PARECERES DE AUDITORIA - Analisar os tipos de pareceres e sua utilização
- Identificar as espécies de relatórios e sua função
- Reconhecer os procedimentos utilizados para a elaboração dos pareceres e dos relatórios de auditorias
10
NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
NOÇÕES INICIAIS DAS CIÊNCIAS ATUARIAIS - Reconhecer os campos de estudos da ciência atuarial
- Identificar o campo de atuação da ciência atuarial
- Avaliar, na pratica, a função dos cálculos atuariais
10
NORMAS GERAIS - Identificar a função dos princípios atuariais
- Diferenciar os regimes próprios de previdência
- Reconhecer as formas de financiamento dos regimes de previdência
10
CONTABILIDADE DE EMPRESAS DE SEGURO - Identificar as operações de seguro
- Abordar os principais aspectos contábeis em empresas de seguro
- Verificar os aspectos de resultados específicos de empresas de seguro
10
CONTABILIDADE PREVIDENCIÁRIA - Visualizar o objetivo da contabilidade em empresas de previdência
- Reconhecer algumas regras de registro contábil nestas entidades
- Identificar a finalidade das demonstrações contábeis nas empresas de previdência
10
CRUZAR INFORMAÇÕSE, RESUMOS, CONCLUSÃO E TEXTES DE AUDITORIA
MÉTODO PARA REFERENCIAR E CRUZAR REFERÊNCIA DE TRABALHO DE AUDITORIA - Descrever o processo de amarração e cruzamento de informações
- Ordenar os papéis de trabalho
- Aplicar marcas que indicam trabalhos efetuados durante os exames
10
RESUMO E CONCLUSÃO DE AUDITORIA - Concluir uma auditoria contábil
- Elaborar o relatório de opinião do auditor
- Diferenciar os tipos de parecer de auditoria
10
TESTES DE AUDITORIA - Reconhecer os testes de auditoria
- Diferenciar os testes de acordo com o objetivo da auditoria
- Identificar como são feitos os testes e conhecer alguns tipos de fraudes comuns nas empresas
10
TOTAL DE HORAS AULA 500


MÓDULO OPCIONAL
DISCIPLINAS UNIDADES DE APRENDIZAGENS OBJETIVOS H/A
DIDÁTICA E METODOS CIENTIFICOS
DIDÁTICA: UMA PRÁTICA ORGANIZADA - Conceituar a didática
- Relacionar a didática com as estratégias de ensino
- Estabelecer relação entre a didática e o processo de socialização
10
METODOLOGIA: DIFERENTES OPÇÕES DIDÁTICAS Definir o que é a metodologia no trabalho docente.
Apontar diferentes opções metodológicas que podem ser adotadas no processo de ensino-aprendizagem.
Relacionar a metodologia com o uso de diferentes recursos materiais.
10
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM - Descrever como os alunos processam o aprendizado
- Discutir as etapas dos processos de aprendizagem
- Explicar o ciclo dinâmico da aprendizagem
10

SELEÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

01 fotos 3x4; Cópia do Diploma de Curso Superior, Cópia do CPF, Cópia do RG e Cópia do Comprovante de Residência. (Todos as Copias desses documentos deverão obrigatoriamente serem digitalizadas, assinadas pelo candidatos conforme assinatura do RG e enviadas para a FIC pelo correio eletrônico, pelo sistema ou pelo portal www.ficunifal.edu.br.

DADOS DA INTITUIÇÃO DE ENSINO

MANTENEDORA:
Nome: União de Faculdades de Alagoas Ltda. - UNIFAL
Dirigentes: Sergio TR Costa e Rosário F. Costa.
Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá, Maceió/AL. CEP: 57.022-140
Fone e Fax: (82) 3326 8069 - E-mail: unifal@ficunifal.edu.br

MANTIDA:
Nome: Faculdade Figueiredo Costa - FIC
Dirigentes: Sergio TR. Costa e Rosário F. Costa
Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá, Maceió/AL. CEP: 57.022-140
Fone e Fax: (82) 3326-8069 - E-mail: fic@ficunifal.edu.br

EXPEDIÇÃO DO CERTIFICADO

O curso de pós-graduação lato sensu em Engenharia da Produção é certificado pela FACULDADE FIGUEIREDO COSTA – FIC, mantida pela UNIFAL.

A FIC é CREDENCIADA PARA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS PELA PORTARIA MEC 289/16 (RECREDENCIADA) e CREDENCIADA PARA CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA PELA PORTARIA MEC 90/18 (CREDENCIADA EAD). Os certificados expedidos pela FIC tem garantia de validade em todo território brasileiro.

INVESTIMENTO

O investimento varia conforme o prazo que o aluno se predispõe a concluir o curso, ou seja o aluno escolhe um plano e paga a taxa de matricula e a quantidade de meses em que pretende concluir o curso, conforme tabela abaixo:

PLANOS TEMPO DE CONCLUSÃO
EM MESES
TAXA DE MATRÍCULA
EM R$
PARCELAS MENSAIS
EM R$
TOTAL DO INVESTIMENTO
EM R$
PLANO 1 6 - A VISTA 2.250,00
PLANO 2 6 1 x 336,00 6 x 336,00 2.352,00
PLANO 3 8 1 x 275,33 8 x 275,33 2.478,00
PLANO 4 10 1 x 240,54 10 x 240,54 2.646,00
PLANO 5 12 1 x 219,69 12 x 219,69 2.856,00
PLANO 6 14 1 x 206,66 14 x 206.66 3.100,00

OBS: Caso o aluno conclua o curso em prazo superior ao escolhido no contrato, para ter direito ao certificado terá que pagar a diferença do investimento referente ao plano em que concluiu.

PRAZO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Mínimo de 6 (seis) meses e máximo de 14 (quatorze) meses.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Educação a distância – EAD

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E TUTORES

Todos da FIC – UNIFAL e dos POLOS credenciados.

METODOLOGIA

A concepção metodológica do Curso baseia-se nos ideais de autonomia e protagonismo no Ensino a Distância. O curso prevê a realização de 14 módulos com duração de quatro semanas cada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIC. São 8 (oito) Módulos Disciplinares Curricular - MDC de 4 (quatro) Unidades de Aprendizagem - UAs e 6 (seis) MDC de 3 (três) UAs de 10h, cada.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, as eventuais provas, serão realizadas presencialmente nos polos de apoio presencial do Curso.

Para conhecer os polos de apoio presencial da FIC visite a página ficunifal.edu.br.

Farão jus aos certificados apenas os alunos que concluírem com sucesso todas as disciplinas modulares e obtiverem nota igual ou superior a 5,0 pontos.

TECNOLOGIA

A ferramenta fundamental, embora não a única, para o desenvolvimento dos processos educativos será o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIC, onde serão realizadas periodicamente as aulas com veiculação pela internet; ambientes virtuais de discussão; biblioteca virtual e informações sobre as disciplinas e avaliações.

A organização deste espaço virtual será uma parceria do Curso com a Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC e com empresas especialista terceirizadas, para elaboração e distribuição dos materiais audiovisuais.

Outra importante ferramenta indispensável que é amplamente utilizada é o site da Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, onde são publicados as vídeos aulas e os textos no formato eletrônico de livros. Os livros didáticos podem ser acessados e impressos, nas bibliotecas virtuais, fazendo com que os alunos do Curso tenham a oportunidade de acessar os mais recentes resultados de autores nacionais e estrangeiros.

INFRAESTRUTURA FÍSICA

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, que já consta com estrutura física no polo do campus sede, onde funcionam a secretaria, a coordenação do curso, coordenação de tutoria e o colegiado do curso.

Estes espaços possuem os laboratórios de informática, sala de para web conferências, secretaria onde atuarão os professores do curso e demais colaboradores.

Além disso, os Polos de Apoio Presencial devem contar com acervo bibliográfico na área de conhecimento do curso, que poderá ser utilizado tanto para consulta local, como também empréstimos, de acordo com as normas de cada polo. Ainda possuem laboratórios de informática com computadores e equipados para as avaliações on line e acesso às bibliografias e periódicos eletrônicos, também deverá contar com recursos tecnológicos para realização de webs conferências.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá considerar: 30%, no desempenho dos questionários das UAs realizados; a participação nos encontros presenciais; a participação em Fóruns de Discussão online; a participação em web aulas; a participação nos Chats; a auto avaliação de cada aluno e 70% nas provas presenciais de cada módulo curricular mensal.

Deste modo, no tocante aos desempenhos, considera-se APROVADO o aluno que apresenta desempenho considerado satisfatório em todos os quesitos acima mencionados, e certificados pela equipe-docente, considera-se media mínima: 5 (cinco); EM RECUPERAÇÃO o aluno que apresenta desempenho considerado insuficiente em até 4 (quatro) disciplinas e com requerimento de justificativa do mau desempenho, analisada e aprovada pelo colegiado do curso, poderá MATRICULAR-SE NAS DISCIPLINAS reprovadas e completar o curso e REPROVADO o aluno que não foi aprovado durante o curso em 5 (cinco) ou mais de 5 (cinco) disciplinas, perde as condições de realizar as recuperações e está totalmente reprovado e para concluir o curso deverá realizar nova MATRICULA NO CURSO e pagar as disciplinas reprovadas.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

O aluno deverá ter 75% de frequência obrigatória nas UAs de cada disciplina do curso.

Considerando a modalidade à distância, a frequência do aluno será verificada a partir dos acessos realizados nas web aulas nas UAs.

Para cada disciplina (módulo curricular mensal) haverão 04 UAs, onde o acesso e participação nos questionários são obrigatórias. Neste caso, o aluno poderá ausentar-se de apenas uma UA. O aluno deve ser ciente de que não frequentando uma UA, poderá enfraquecer a sua média final.

Da mesma forma, haverá um encontros presenciais, quando serão debatidos os temas abordados nos materiais didáticos; ministradas palestras e/ou aulas práticas; efetuada a avaliação de aprendizagem; e a defesa do trabalho de conclusão, quando cada uma dessas atividades estiverem prevista em cronograma.

O comparecimento aos encontros presenciais quando exigido pela coordenação do curso é obrigatório.

Faltando a um encontro presencial, a critério da coordenação do Curso, o aluno poderá participar de um próximo encontro, respeitando o prazo máximo de conclusão do Curso. Não será permitido ao participante faltar a mais de dois encontros presenciais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALMEIDA, Léo G. Gestão de Processos e a Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: Qualitimark, 2002.
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria. Um curso Moderno e Completo. São Paulo: Atlas, 2007.
ANDRADE, Maria Margarida. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-Graduação. São Paulo: Atlas, 2008.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2009.
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanço. Um enfoque econômico financeiro. São Paulo: Atlas, 2008.
ATTIE, William. Auditoria Interna. São Paulo: Atlas, 2008.
ATTIE, William. Auditoria. Conceitos e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de e LEHFELD, Neide Aparecida de S. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 12.ed., rev. ampl., Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
BORGES, Humberto Bonavides. Auditoria de Tributos. IPI, ICMS e ISS. São Paulo: Atlas, 2008.
BOYTON, William C. et alli. Auditoria. São Paulo: Atlas, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996.
CHAVES, Sandramara Martins. Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Goiânia, 2002.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - Normas Brasileira de Contabilidade, Auditoria e Perícia. Brasília: CFC, 2008.
CONSELHO PREGIONAL DE CONTABILIDADE DE SÃO PAULO. Controle Interno nas Empresas. São Paulo: Atlas, 1998.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CRUZ, Flávio da. Auditoria Governamental. São Paulo: Atlas, 2007.
DA SILVA, André Luís Carvalhal e LEAL, Ricardo Pereira. Governança Corporativa. Evidências empíricas no Brasil. São Paulo: Atlas, 2007.
DIAS, Sérgio Vidal dos Santos. Auditoria de Processos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2006.
FABRETTI. Láudio Camargo. Contabilidade Tributária. São Paulo: Atlas, 2003.
FILHO. Edmar Oliveira Filho. Auditoria de Impostos e Contribuições. São Paulo: Atlas, 2009.
FILHO. Edmar Oliveira Filho. Imposto de Renda das Empresas. São Paulo: Atlas, 2008.
FIPECAFI. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. Aplicáveis às demais Sociedades. (coord). Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins e Ernesto Rubens Gelbcke. São Paulo: Atlas, 2008.
FRANCO, Hilário e MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil. São Paulo: Atlas, 1998.
FRANCO, Hilário. Estrutura, Análise e Interpretação de Balanços. São Paulo: Atlas, 1996.
GIL, Antonio de Loureiro. Auditoria de Negócios. São Paulo: Atlas, 2000.
GIL, Antonio de Loureiro. Auditoria Operacional e de Gestão. Qualidade da Auditoria. São Paulo: Atlas, 2000.
GOMES, Josir Simeone e SALAS, Joan M. Amat. Controle de Gestão. Uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
IUDÍCIBUS, Sérgio de e MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2008.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços. São Paulo: Atlas, 1998.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico.4.ed., rev. ampl., São Paulo: Atlas, 1995.
MACHADO JR., José Teixeira e REIS, Heraldo da Costa. A Lei 4320 comentada. ed. Rio de janeiro, IBAM, 2005. OLIVEIRA, Luiz Carlos da Silva. Auditoria e Avaliação do Desempenho Operacional. Aplicação na administração pública. Goiânia: Deescubra, 2006.
MAGALHÃES, Antonio de Deus F. et all. Auditoria das Organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.
MARION. José Carlos. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTINS, P. L. O . Didática teórica e prática: para além do confronto. São Paulo, Loyolo, 1989. 180p.
MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. Abordagem Básica e Gerencial. São Paulo: Atlas, 2008.
MORETO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro, DPSA, 2001.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Governança Corporativa na Prática. São Paulo: Atlas, 2006.
OLIVEIRA, Luís Martins de et al. Curso Básico de Auditoria. São Paulo: Atlas, 2002.
OLIVEIRA, Luís Martins et alli. Manual de Contabilidade Tributária. São Paulo: Atlas, 2008.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2009.
PÁDUA, Elisabete Matallo M. de. Metodologia da pesquisa. 5. Ed., São Paulo: Papirus, 2000.
PEREZ JÚNIOR, José Hernandez e OLIVEIRA, Luís Martins. Auditoria das Demonstrações Contábeis. Testes, casos práticos e exercícios. São Paulo: Atlas, 2004.
PETER, Maria da Glória Arrais, MACHADO VERAS, Marcus Vinicius. Manual de Auditoria Governamental. São Paulo: Atlas, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PINHO, Ruth de Carvalho Santana. Fundamentos de Auditoria. Auditoria Contábil e Outras aplicações da Auditoria. São Paulo: Atlas, 2007.
ROSSETTIi, José Paschoal et alli. Governança Corporativa. São Paulo: Atlas, 2009.
SANTOS, José Luiz dos. e SCHMIDT, Paulo. Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22.ed., rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Edson Cordeiro da. Governança Corporativa nas Empresas. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, Joel Pereira. Análise Financeira das Empresas. São Paulo: Atlas, 2008.
SLOMSKI. Valmor. Manual de Contabilidade Pública. Um enfoque na Contabilidade Municipal. São Paulo: Atlas, 2003.
SOUZA. Telma de Mesquita Garcia de. Governança Corporativa e os conflitos de interesses nas Sociedades Anônimas. São Paulo: Atlas, 2005.
STICKNEY, Cleide P. e WEIL, Roman L. Contabilidade Financeira. São Paulo: Atlas, 2001.

Biblioteca digital da FIC: E-BookFIC, no portal www.ficunifal.edu.br
Biblioteca digital: PEARSON BIBLIOTECA VIRTUAL, no portal www.ficunifal.edu.br
Biblioteca pública: MEC: www.periodicos.capes.gov.br

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

A partir de uma pesquisa científica, o estudante deverá elaborar um artigo, individualmente, sobre um Modulo Disciplinar Curricular do curso.

Orientação e acompanhamento do estudante:
A orientação e o acompanhamento e a aprovação do TCC é feita pela Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC. A orientação e o acompanhamento do estudante serão efetuados por meio do EVA da FIC, em sala virtual, especificamente estruturada para tal finalidade. O trabalho de orientação terá como suporte uma sistematização previamente elaborada e disponibilizada na sala virtual, onde orientador e estudante terão possibilidade de acompanhamento, orientação e contatos relativos ao processo de elaboração do TCC.

A defesa individual do TCC é o momento em que o estudante será inquirido pela Coordenação sobre o conteúdo do seu trabalho. É uma atividade obrigatória que ocorre com data e hora marcadas previamente.

É considerado aprovado no TCC o aluno com média final igual ou superior a 5,0 (cinco).