Projeto de curso

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO
LATO SENSU
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

Ensino a Distância – EAD
CURSO CADASTRADO NO MEC EM 06/03/2006 E REVISADO EM 10/01/2019
Os cursos de pós graduação à distância são disciplinados pelo Decreto nº 9057/17

OBJETIVOS GERAIS

Capacitar os participantes para o desempenho de uma das atividades da Administração: a ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA, mais conhecida como MARKETING DAS COISAS, em seus mercados competitivos, em um ambiente de mudanças contínuas, utilizando os conceitos fundamentais e melhores práticas de MARKETING, através do estímulo ao desenvolvimento do pensamento e da ação estratégica do MARKETING.

Ao final do curso, o participante será capaz de satisfazer os objetivos dos consumidores e das organizações, através da efetiva gestão de produtos e serviços, preços, canais de distribuição, e comunicação; elaborar e implementar planos de marketing, desde a pesquisa até os relacionamentos pós-venda, através das análises sistêmicas, diagnósticos de estratégias mercadológicas, dentro de uma política global de negócios; tornar o MARKETING uma filosofia de negócios na organização, orientando as decisões e ações empresariais, com o comprometimento de todos os níveis organizacionais para o desenvolvimento e crescimento da empresa e de seu pessoal.

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

O Curso está estruturado com 14 (quatorze) módulos, 56 (cinquenta e seis) disciplinas totalizando 448 horas/aulas.

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING – EAD
DISCIPLINAS UNIDADES DE APRENDIZAGENS OBJETIVOS H/A
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
MÉTODOS CIENTÍFICOS - Identificar as fases do método científico
- Reconhecer o método científico como construtor de conhecimento científico
- Diferenciar o método científico dos demais métodos existentes
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INTRODUÇÃO AO MARKETING - Construir a linha do tempo do marketing
- Identificar o surgimento do marketing na sociedade
- Relacionar os elementos produção, venda e clientes, dentro do ambiente de marketing
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ESCOPO DE APLICAÇÃO DO MARKETING - Identificar a abrangência e aplicabilidade do marketing
- Diferenciar os principais tipos de marketing para cada situação
- Expressar os princípios éticos que envolvem o marketing
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ÉTICA NO MARKETING - Explicar os princípios éticos que regem o marketing
- Diferenciar estratégias éticas das estratégias oportunistas
- Contextualizar a ética no marketing da atualidade
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AMBIENTE DE MARKETING
TEORIA DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL - Reconhecer como uma empresa se relaciona com o ambiente externo e como esse ambiente externo influencia em seu gerenciamento
- Identificar o processo de relacionamento entre uma empresa e seu ambiente externo
- Relacionar os conceitos de entropia e de sinergia ao analisar o ambiente e a estrutura de uma empresa
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AMBIENTE DE MARKETING Objetivos:
- Contextualizar o ambiente de marketing
- Identificar os elementos que compõem o ambiente de marketing
- Construir a relação entre os elementos que compõem esse ambiente
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ENDOMARKETING - Identificar as características do endomarketing
- Explicar a importância do endomarketing para as empresas
- Construir estratégias de marketing para o público interno das organizações
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MARKETING E RESPONSABILIDADE SOCIAL - Identificar as características da responsabilidade social
- Relacionar a responsabilidade social e os públicos-alvo da empresa
- Expressar a importância da ética e da responsabilidade social para o marketing
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MERCADO, PROMOÇÃO E VENDA
ANÁLISE DE MERCADOS - Expressar a importância da análise de mercado
- Construir as etapas que implicam o estudo de mercado
- Identificar e trabalhar as melhores fontes para colaborarem com os estudos
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DIMENSIONAMENTO DE MERCADOS - Expressar sobre os tamanhos dos mercados de atuação
- Escrever sobre o potencial dos mercados
- Relacionar os mercados e os seus concorrentes
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FERRAMENTAS DO COMPOSTO PROMOCIONAL - Diferenciar as principais ferramentas do composto promocional
- Construir estratégias de marketing a partir das ferramentas
- Relacionar as ferramentas do composto promocional desenvolvendo atividades integradas
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A VENDA INTEGRADA AO SISTEMA DE MARKETING - Criar o mix de marketing de uma empresa e identificar quais são seus quatro elementos essenciais
- Posicionar o sistema de vendas a partir da estratégia de marketing, identificando e diferenciando influências internas e externas
- Reconhecer a importância dos canais de marketing
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SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - Explicar o que é segmentação de mercado e quando usá-la
- Identificar os cinco passos envolvidos para segmentar e escolher mercados-alvo
- Reconhecer os diferentes fatores usados para segmentar mercados consumidores e organizacionais
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SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO - Identificar mercados consumidores
- Construir estratégias para segmentar os públicos
- Expressar sobre o posicionamento de mercado
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SEGMENTAÇÃO, SELEÇÃO E POSICIONAMENTO - Reconhecer a importância de selecionar o mercado-alvo
- Distinguir os métodos de segmentação
- Analisar as estratégias de posicionamento de mercado
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OPORTUNIDADES E AMEAÇAS - Identificar, frente a uma análise bem estruturada, quais são as oportunidades que o segmento possui ou qual é o diferencial que a empresa pode desenvolver para ofertar aos clientes;
 - Reconhecer as ameaças que podem não só impactar a empresa, mas todo o segmento, com entregas diferenciadas do modelo até então predominante no mercado;
 - Distinguir o que são informações ou dados de relevância nas análises de mercado para identificação das oportunidades ou ameaças em um estudo de ambiente.
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PESQUISA DE MARKETING
INTRODUÇÃO À PESQUISA DE MARKETING - Identificar a importância e as etapas de uma pesquisa de marketing;
- Reconhecer o papel da pesquisa para identificação de problemas;
- Analisar as possibilidades de tomadas de decisão e oportunidades a partir de resultados de pesquisas;
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ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING - Definir as possibilidades de classificação da pesquisa de marketing (identificação ou solução de problema).
- Exemplificar soluções que a pesquisa de marketing pode trazer para as organizações.
- Descrever as etapas do processo de pesquisa de marketing.
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BRIEFING DE PESQUISA DE MARKETING Definir a importância do briefing e suas implicações.
Identificar os itens que devem compor um briefing.
Explicar o problema de pesquisa de Marketing e o processo utilizado para defini-lo.
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PESQUISA COMO FERRAMENTA NA GESTÃO -Definir o papel da pesquisa como ferramenta de tomada de decisão.
- Analisar o uso da tecnologia em pesquisas de marketing.
- Justificar o uso da pesquisa de marketing no desenvolvimento de novos negócios/marcas.
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PLANEJAMENTO DE MARKETING
PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL - Diferenciar o planejamento estratégico dos planejamentos tático e operacional.
- Relacionar os planejamentos de curto, médio e longo prazo com a saúde financeira da organização.
- Realizar projeções das situações econômico-financeiras e patrimonial da empresa.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Apresentar as etapas do planejamento estratégico empresarial;
- Evidenciar a importância do planejamento estratégico dentro da controladoria;
- Diferenciar o planejamento estratégico organizacional do planejamento de controladoria.
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PLANO DE MARKETING - Identificar a relevância da análise do setor e da concorrência para o processo de planejamento de mercado;
- Perceber a diferença entre plano de negócio e plano de marketing;
- Reconhecer as etapas da preparação do plano de marketing.
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RESULTADOS DO MARKETING APLICADO - Reconhecer a importância de um plano de marketing corretamente estruturado e aplicado;
- Identificar a postura do governo em relação à aplicabilidade do marketing;
- Avaliar as ações de marketing do governo e sua efetividade.
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CONSUMO, PREÇO E PROMOÇÃO
A ESCOLHA DO CONSUMO - Reconhecer as etapas do processo de consumo, desde a identificação dos segmentos de mercado até o processo de venda e manutenção de clientes;
- Relacionar escolhas de consumo com necessidades especiais/específicas;
- Analisar escolhas de consumo e estratégias de marketing.
10
PROJETO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - Analisar o conceito e os objetivos do projeto de produtos e serviços na gestão da produção;
- Reconhecer o processo do projeto de produtos e serviços, bem como as etapas que viabilizam sua evolução;
- Identificar os recursos necessários ao projeto de produtos e serviços e sua conexão com o projeto de processos.
10
PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - Explicar como se calcula o preço que maximiza o lucro de um produto ou serviço;
- Resolver o cálculo do preço de venda utilizando as abordagens do custo direto e do custo por absorção; - Relacionar o processo de custeio-meta para um novo produto ou serviço.
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O PLANEJAMENTO DE AÇÕES PROMOCIONAIS - Ao final desta unidade você deve apresentar os seguintes aprendizados;
- Identificar como ocorre o processo de mix de mídia;
- Reconhecer as ferramentas do plano de comunicação;
- Selecionar, de acordo com a situação, a melhor ferramenta de promoção e experiência.
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MARKETING DE SERVIÇOS
FUNDAMENTOS DO MARKETING DE SERVIÇOS - Identificar o conceito de serviços e sua abrangência em termos de oportunidades no setor;
- Analisar as diferenças entre bens e serviços e as oportunidades de ambos no setor de serviços;
- Reconhecer a importância e o impacto da tecnologia sobre os serviços.
10
QUALIDADE DOS SERVIÇOS - Identificar o conceito de qualidade dos serviços e sua posição estratégica
- Listar as lacunas que compreendem a qualidade de serviços
- Reconhecer a qualidade dos serviços como norteador para resultados estratégicos
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PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS - Reconhecer as possibilidades dos preços de bens e serviços e distingui-los;
- Identificar o significado de valor para o cliente e o papel que o preço ocupa nesse aspecto;
- Indicar estratégias de precificação.
10
A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING DE SERVIÇOS - Identificar os conceitos e os principais desafios da comunicação em serviços
- Discutir as maneiras de integrar as comunicações em serviços nas organizações do setor
- Reconhecer as estratégias para tratar da intangibilidade dos serviços
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - Relacionar os elementos que definem o perfil do consumidor
- Identificar o processo de decisão de compra dos clientes
- Escrever sobre os fatores que influenciam as escolhas dos indivíduos
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AS DIFERENTES INFLUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PSICOLOGIA - Descrever as influências culturais e sociais no comportamento do consumidor;
- Identificar os fatores pessoais no comportamento de Consumo;
- Reconhecer as influências dos fatores Psicológicos na decisão de consumo.
10
CRM E BANCO DE DADOS - Identificar os elementos que formam o relacionamento com o cliente;
- Explicar a importância do banco de dados para o relacionamento com o cliente;
- Construir estratégias de marketing a partir do banco de dados.
10
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR - Reconhecer os Direitos Básicos do Consumidor;
- Aplicar os Direitos Básicos do Consumidor ao caso concreto;
- Diferenciar os Direitos Básicos do Consumidor.
10
LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO
LOGÍSTICA I - Reconhecer a importância da logística empresarial para as diversas organizações na atualidade;
- Demonstrar a proposição de valor da logística;
- Identificar os componentes essências para o funcionamento da logística empresarial.
10
LOGÍSTICA II - Discutir as principais operações logísticas, os objetivos da integração logística e seus impactos nas organizações;
- Identificar os arranjos operacionais logísticos e em que situações são mais adequados;
- Analisar as estruturas flexíveis na logística e a sincronização da cadeia de suprimentos.
10
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - Identificar os principais canais de distribuição existentes no mercado;
- Diferenciar os canais de distribuição quanto à sua usabilidade;
- Escrever sobre os conflitos e tendências desses canais.
10
IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES - Identificar as práticas de importação e exportação no mercado;
- Contextualizar as características do mercado de importação e exportação;
- Diferenciar as relações geradas entre as empresas nas práticas de importação e exportação.
10
MARKETING CONECTADO
MARKETING DIGITAL - Relacionar o marketing com o ambiente da internet;
- Identificar as características do marketing na internet;
- Construir estratégias do marketing para o ambiente digital.
10
MARKETING NAS REDES SOCIAIS - Identificar características do marketing nas redes sociais;
- Aplicar práticas de marketing nas redes sociais das empresas;
- Construir relacionamento com clientes por meio das redes sociais.
10
O COMÉRCIO ELETRÔNICO - Identificar as características do comércio eletrônico;
- Relacionar o comércio eletrônico com demais estratégias virtuais;
- Expressar a importância do comércio eletrônico para o mercado atual.
10
DESAFIOS DO MARKETING NO NOVO E CONECTADO MILÊNIO - Identificar o marketing digital como estratégia indispensável para as organizações;
- Analisar a Internet como ferramenta de marketing;
- Reconhecer o papel das redes sociais como facilitadoras e mediadoras neste conectado milênio.
10
INTRODUÇÃO A BIG DATA E INTERNET DAS COISAS (IOT)
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DE DADOS Definir o conceito de ciência de dados.
Discutir dados e tomada de decisão.
Definir características do cientista de dados.
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APLICAÇÕES DA CIÊNCIA DE DADOS Discutir onde aplicar ciência de dados.
Descrever exemplos de aplicação da ciência de dados.
Relacionar business intelligence (BI) e ciência de dados.
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BIG DATA E INTERNET DAS COISAS (IOT) - Construir o conceito de big data e internet das coisas
- Identificar elementos que contemplam uma solução de IOT
 - Definir possibilidades de uso de IOT para automação
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INTEGRANDO BIG DATA E IOT Reconhecer os impactos do uso de Big Data e IOT.
Analisar a integração entre Big Data e IOT.
Discutir as possibilidades de aplicação entre Big Data e IOT.
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MARKETING SETORIAL
MARKETING EDUCACIONAL - Identificar o marketing educacional e o papel do pedagogo empresarial no marketing;
- Indicar as características dos serviços de ensino e a qualidade;
- Reconhecer as etapas do processo do planejamento de marketing visando ao cliente, ao produto e à empresa.
10
MARKETING POLÍTICO - Identificar as características do marketing político;
 - Aplicar o marketing político em campanhas e manutenção de mandatos;
 - Diferenciar as estratégias adotadas em diversas situações do cenário político.
10
MARKETING PARA GASTRONOMIA - Reconhecer os principais conceitos e abordagens do marketing, relacionando teoria e prática na área da gastronomia;
- Definir as principais características dos produtos e serviços gastronômicos no mix de marketing;
- Identificar a comunicação integrada do marketing.
10
MARKETING NO AGRONEGÓCIO - Definir marketing;
- Reconhecer exemplos de marketing no agronegócio no Brasil e no mundo;
- Descrever estratégias de marketing no agronegócio.
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TOPICOS DE MARKETING
MARKETING SENSORIAL NO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO - Descrever as observações realizadas pelos estudiosos que respaldam o uso de estratégias mercadológicas com base no estímulo dos cinco sentidos humanos;
- Planejar o uso estratégicos dos sentidos visão e audição para harmonizar um ambiente que oferte ao mercado produtos alimentícios;
- Aplicar estratégias sensoriais: olfato, paladar, tato, em ambientes e/ou serviços gastronômicos.
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IMPLEMENTANDO O MARKETING INTERATIVO E MULTICANAL - Analisar a criação de valor proporcionar ao cliente, por meio do marketing interativo;
- Identificar como as instituições varejistas produzem uma experiência para o consumidor on-line;
- Distinguir as formas de implementar o marketing multicanal, através de sites.
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MARKETING DE GUERRILHA I- dentificar características do Marketing de Guerrilha;
- Aplicar o Marketing de Guerrilha nas ações das empresas;
- Construir estratégias do Marketing de Guerrilha eficientes.
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PERFIL DO PROFISSIONAL DE MARKETING - Relacionar o profissional de marketing com o mercado;
- Identificar as principais funções do profissional de marketing;
- Explicar a importância do profissional de marketing para o mercado.
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TOTAL DE HORAS AULA 560


MÓDULO OPCIONAL
DISCIPLINAS UNIDADES DE APRENDISAGENS OBJETIVOS H/A
DIDÁTICA E METODOS CIENTIFICOS
DIDÁTICA: UMA PRÁTICA ORGANIZADA - Conceituar a didática
- Relacionar a didática com as estratégias de ensino
- Estabelecer relação entre a didática e o processo de socialização
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METODOLOGIA: DIFERENTES OPÇÕES DIDÁTICAS Definir o que é a metodologia no trabalho docente.
Apontar diferentes opções metodológicas que podem ser adotadas no processo de ensino-aprendizagem.
Relacionar a metodologia com o uso de diferentes recursos materiais.

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PROCESSOS DE APRENDIZAGEM - Descrever como os alunos processam o aprendizado
- Discutir as etapas dos processos de aprendizagem
- Explicar o ciclo dinâmico da aprendizagem

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SELEÇÂO E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

01 fotos 3x4; Cópia do Diploma de Curso Superior, Cópia do CPF, Cópia do RG e Cópia do Comprovante de Residência. (Todos as Copias desses documentos deverão obrigatoriamente serem digitalizadas, assinadas pelo candidatos conforme assinatura do RG e enviadas para a FIC pelo correio eletrônico, pelo sistema ou pelo portal www.ficunifal.edu.br.

DADOS DA INTITUIÇÃO DE ENSINO

MANTENEDORA:
Nome: União de Faculdades de Alagoas Ltda. - UNIFAL
Dirigentes: Sergio TR Costa e Rosário F. Costa.
Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá, Maceió/AL. CEP: 57.022-140
Fone e Fax: (82) 3326 8069 - E-mail: unifal@ficunifal.edu.br

MANTIDA:
Nome: Faculdade Figueiredo Costa - FIC
Dirigentes: Sergio TR. Costa e Rosário F. Costa
Endereço: Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá, Maceió/AL. CEP: 57.022-140
Fone e Fax: (82) 3326-8069 - E-mail: fic@ficunifal.edu.br

EXPEDIÇÃO DO CERTIFICADO

O curso de pós-graduação lato sensu em Administração de Marketing é certificado pela FACULDADE FIGUEIREDO COSTA – FIC, mantida pela UNIFAL.

A FIC é CREDENCIADA PARA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PRESENCIAIS PELA PORTARIA MEC 289/16 (RECREDENCIADA) e CREDENCIADA PARA CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA PELA PORTARIA MEC 90/18 (CREDENCIADA EAD). Os certificados expedidos pela FIC tem garantia de validade nacional.

INVESTIMENTO

O investimento varia conforme o prazo que o aluno se predispõe a concluir o curso, ou seja o aluno escolhe um plano e paga a taxa de matricula e a quantidade de meses em que pretende concluir o curso, conforme tabela abaixo:

PLANOS TEMPO DE CONCLUSÃO
EM MESES
TAXA DE MATRÍCULA
EM R$
PARCELAS MENSAIS
EM R$
TOTAL DO INVESTIMENTO
EM R$
PLANO 1 6 - A VISTA 2.250,00
PLANO 2 6 1 x 336,00 6 x 336,00 2.352,00
PLANO 3 8 1 x 275,33 8 x 275,33 2.478,00
PLANO 4 10 1 x 240,54 10 x 240,54 2.646,00
PLANO 5 12 1 x 219,69 12 x 219,69 2.856,00
PLANO 6 14 1 x 206,66 14 x 206.66 3.100,00

OBS: Caso o aluno conclua o curso em prazo superior ao escolhido no contrato, para ter direito ao certificado terá que pagar a diferença do investimento referente ao plano em que concluiu.

PRAZO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Mínimo de 6 (seis) meses e máximo de 14 (quatorze) meses.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS

Educação a distância – EAD

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E TUTORES

E-mail: fic@unifal.edu.br
A Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC é a responsável pela Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso e sua permanente atualização, devendo promover as reuniões periódicas do colegiado objetivando desenvolver e implantar o presente projeto e as atividades do mesmo. É também responsável pelo gerenciamento do curso e da integração docente e discente, com objetivo de garantir o pleno sucesso na execução deste projeto pedagógico.

OBS: “Os professores são de exclusiva responsabilidade da Coordenação Acadêmica e poderão, a qualquer tempo, serem substituídos, a critério exclusivo da mesma, por razões administrativo-pedagógicas, por outros de equivalente titulação e/ou capacidade profissional”

METODOLOGIA

A concepção metodológica do Curso baseia-se nos ideais de autonomia e protagonismo no Ensino a Distância. O curso prevê a realização de 14 módulos com duração de quatro semanas cada através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIC. Teremos 14 (quatorze) módulos disciplinares curricular com 4 (quatro) Unidades de Aprendizagem de 10h cada.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, as eventuais provas, serão realizadas presencialmente nos polos de apoio presencial do Curso.

Para conhecer os polos de apoio presencial da FIC visite a página ficunifal.edu.br.

Farão jus aos certificados apenas os alunos que concluírem com sucesso todas as disciplinas modulares e obtiverem nota igual ou superior a 5,0 pontos.

TECNOLOGIA

A ferramenta fundamental, embora não a única, para o desenvolvimento dos processos educativos será o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIC, onde serão realizadas periodicamente as aulas com veiculação pela internet; ambientes virtuais de discussão; biblioteca virtual e informações sobre as disciplinas e avaliações.

A organização deste espaço virtual será uma parceria do Curso com a Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC e com empresas especialista terceirizadas, para elaboração e distribuição dos materiais audiovisuais.

Outra importante ferramenta indispensável que é amplamente utilizada é o site da Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, onde são publicados as vídeos aulas e os textos no formato eletrônico de livros. Os livros didáticos podem ser acessados e impressos, nas bibliotecas virtuais, fazendo com que os alunos do Curso tenham a oportunidade de acessar os mais recentes resultados de autores nacionais e estrangeiros.

INFRAESTRUTURA FÍSICA

O curso é uma iniciativa da Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, que já consta com estrutura física no polo do campus sede, onde funcionam a secretaria, a coordenação do curso, coordenação de tutoria e o colegiado do curso.

Estes espaços possuem os laboratórios de informática, sala de para web conferências, secretaria onde atuarão os professores do curso e demais colaboradores.

Além disso, os Polos de Apoio Presencial devem contar com acervo bibliográfico na área de conhecimento do curso, que poderá ser utilizado tanto para consulta local, como também empréstimos, de acordo com as normas de cada polo. Ainda possuem laboratórios de informática com computadores e equipados para as avaliações on line e acesso às bibliografias e periódicos eletrônicos, também deverá contar com recursos tecnológicos para realização de webs conferências.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação deverá considerar: 30% do valor da média mensal será conquistado nos trabalhos virtuais como: questionários das UAs realizados; a participação em Fóruns de Discussão online; a participação em web aulas; a participação nos Chats; a auto avaliação de cada aluno, quando exigida pela Coordenação e os 70% da restante da média mensal, será conquistado nas provas presenciais, nas participações de cada módulo curricular e no TCC e nos encontros presenciais, quando solicitado pela Coordenação.

Deste modo, no tocante aos desempenhos, considera-se APROVADO o aluno que apresenta desempenho considerado satisfatório em todos os quesitos acima mencionados, e aprovados pela Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC, considera-se media mínima: 5 (cinco); EM RECUPERAÇÃO o aluno que apresenta desempenho considerado insuficiente em até 4 (quatro) disciplinas e com requerimento de justificativa do mau desempenho, analisada e aprovada pelo colegiado do curso, poderá MATRICULAR-SE NAS DISCIPLINAS reprovadas e completar o curso e REPROVADO o aluno que não foi aprovado durante o curso em 5 (cinco) ou mais de 5 (cinco) disciplinas, perde as condições de realizar as recuperações e está totalmente reprovado e para concluir o curso deverá realizar nova MATRICULA NO CURSO e pagar as disciplinas reprovadas.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

O aluno deverá ter 75% de frequência obrigatória nas UAs de cada disciplina do curso.

Considerando a modalidade à distância, a frequência do aluno será verificada a partir dos acessos realizados nas web aulas nas UAs.

Para cada disciplina (módulo curricular mensal) haverão 04 UAs, onde o acesso e participação nos questionários são obrigatórias. Neste caso, o aluno poderá ausentar-se de apenas uma UA. O aluno deve ser ciente de que não frequentando uma UA, poderá enfraquecer a sua média final.

Da mesma forma, haverá um encontros presenciais, quando serão debatidos os temas abordados nos materiais didáticos; ministradas palestras e/ou aulas práticas; efetuada a avaliação de aprendizagem; e a defesa do trabalho de conclusão, quando cada uma dessas atividades estiverem prevista em cronograma.

O comparecimento aos encontros presenciais quando exigido pela coordenação do curso é obrigatório.

Faltando a um encontro presencial, a critério da coordenação do Curso, o aluno poderá participar de um próximo encontro, respeitando o prazo máximo de conclusão do Curso. Não será permitido ao participante faltar a mais de dois encontros presenciais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. 35ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
FARIA, W. Teorias de Ensino e Planejamento Pedagógico. São Paulo: EPU, 1987.
FARIAS, I. M. S. et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2009.
CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CHIAVENATO, I. Introdução á teoria geral da administração. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2011. KWASNICKA, E.L. Teoria geral da administração: uma síntese. 3ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAXIMINIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2012.
KOTLER, P. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
KOTLER, P. O Marketing 3.0: as forças que estão definindo. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2010.
CHURCHILL JR, Gilbert A. ; PETER, J. Paul. Marketing : criando valor para os clientes. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
LI, C. Fenômenos sociais nos negócios: vença em um mundo transformado pelas redes sociais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
SANDHUSEN, R. L. Marketing básico. São Paulo: Saraiva, 2010
ZENONE, L. C. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos exercícios e casos. São Paulo: Atlas. 2009.
SOLOMON, Michael. O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. São Paulo: Bookman, 2011.

Biblioteca digital da FIC: E-BookFIC, no portal www.ficunifal.edu.br
Biblioteca digital: PEARSON BIBLIOTECA VIRTUAL, no portal www.ficunifal.edu.br
Biblioteca pública: MEC: www.periodicos.capes.gov.br

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

A partir de uma pesquisa científica, o estudante deverá elaborar um artigo, individualmente, sobre um Modulo Disciplinar Curricular do curso.

Orientação e acompanhamento do estudante:

A orientação e o acompanhamento e a aprovação do TCC é feita pela Coordenação de Programas de Ensino a Distância da FIC. A orientação e o acompanhamento do estudante serão efetuados por meio do EVA da FIC, em sala virtual, especificamente estruturada para tal finalidade. O trabalho de orientação terá como suporte uma sistematização previamente elaborada e disponibilizada na sala virtual, onde orientador e estudante terão possibilidade de acompanhamento, orientação e contatos relativos ao processo de elaboração do TCC.

A defesa individual do TCC é o momento em que o estudante será inquirido pela Coordenação sobre o conteúdo do seu trabalho. É uma atividade obrigatória que ocorre com data e hora marcadas previamente.

É considerado aprovado no TCC o aluno com média final igual ou superior a 5,0 (cinco).